Resenha(069): Percy Jackson & os Olimpianos - O Ladrão de Raios

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Resenha(069): Percy Jackson & os Olimpianos - O Ladrão de Raios

Título: Percy Jackson & os Olimpianos - O Ladrão de Raios
Autor: Rick Riordan
Gênero: Fantasia
Editora: Intrínseca
Ano: 2009
Nº Páginas: 387

Confesso que já faz algum tempo que comprei o box da famosa saga Percy Jackson & os Olimpianos, que consagrou o autor Rick Riordan como um dos maiores escritores de fantasia adolescente. Sempre tive curiosidade de ler, mas acabava deixando pra depois, até que finalmente o depois chegou, e agora percebo que estava perdendo de ler um ótimo livro.

A estória se passa no tempo atual, a narrativa é passada na pele do jovem Perseu Jackson, mais conhecido como Percy. O garoto sofre de dislexia e déficit de atenção, e por tal motivo acaba se dando mal nas várias escolas quais frequentou. Em determinado momento, Percy acaba sendo atacado por sua professora de álgebra, Senhora Dodds, transformada em um ser monstruoso. No ultimo segundo, o garoto é salvo por seu professor de latim, que anda em uma cadeira de rodas, e aparentemente estava em uma velocidade incrível, o professor atira a Percy uma caneta, que transforma-se em uma espada de bronze, e que da fim a monstruosa criatura.

"Monstros não morrem, Percy. Eles podem ser mortos. Mas não morrem."


No entanto, aparentemente esse acontecimento foi ignorado pelo restante da escola, e ninguém parecia conhecer a  senhora Dodds, sendo que havia outra professora de álgebra em seu lugar.
"É realmente incrível até que ponto os seres humanos podem ir para adaptar as situações à sua concepção de realidade."
Esse e mais outros são os acontecimentos iniciais que levam Percy a ser levado ao acampamento meio sangue, e descobrir ser filho de um humano com um deus, conhecido como meio sangue. Convivendo com deuses e meios sangue, Percy acaba conhecendo a verdadeira face de seu professor de latim, que mostra que por dentro da cadeira de rodas, magicamente escondia o corpo de um centauro. Além disso Percy acaba conhecendo Annabeth Chase, filha de Atena, e descobrindo que seu amigo de escola Groover é um sátiro.
"Será? Qual é a coisa mais comum que os deuses faziam nas velhas histórias? Eles andavam por aí se apaixonando por seres humanos e tendo filhos com eles. Você pensa que eles mudaram os hábitos nos últimos poucos milênios?"
A estória realmente começa a ficar interessante quando Percy descobre ser filho Poseidon, um dos três grandes deuses. No entanto, o garoto é acusado de roubar o raio mestre, uma poderosa arma pertencente a Zeus, a comando de seu pai. Como herói, Percy acompanhado de seus amigos Annabeth e Groover saem em missão para recuperar a arma de Zeus, impedindo que uma grande guerra entre deuses aconteça.
"Saber demais sobre o próprio futuro nunca é uma boa coisa"
O Ladrão de Raios e o primeiro livro da saga de fantasia juvenil escrita por Rick Riordan. Simplesmente adorei esse livro do inicio ao fim, uma leitura rápida e fácil, e são poucas partes do livro que contem alguma enrolação.

O livro é muito bem escrito e bem fundamentado, e apesar de ser passado em tempos modernos e conter algumas sátiras e exageros no decorrer da estória. A meu ver, tais exageros contribuíram para que a estória fosse atraente para o publico juvenil, e de qualquer modo  faz com que o leitor acabe adquirindo conhecimento acerca da mitologia presente no livro.

Os personagens do livro, tanto os principais como secundários, além de bem fundamentados, possuem características e personalidades bastante marcantes, isso contribuiu bastante para o desenvolvimento da estória.

Uma coisa, que não chegou realmente a me incomodar, mas que acabei notando, foram os nomes utilizados para cada capitulo, que acabam dando um pequeno spoiler do que irá acontecer nele. Além disso, o livro acaba sendo um pouco previsível, pois alguns acontecimentos acabam seguindo padrões de outras estórias de fantasia juvenis, agora quem copiou quem não sei afirmar. No entanto, o que foi citado é bastante comum de livros juvenis, então acho que não poderia ser diferente.

Como já disse inicialmente, me arrependo de não ter lido O Ladrão de Raios antes, pois me impressionei com a estória, e pretendo ler o próximo em breve. Como de praxe, indico esse livro para velhos e jovens leitores, que gostem do gênero fantasia e procuram uma estória leve e rápida.

Obs.: Como nota final, gostaria apenas de citar que a adaptação cinematográfica do livro é PÉSSIMA, obrigado!

Um comentário:

  1. Não gostei tanto do primeiro livro, ele não me chamou tanto a atenção. Achei bom, mas nada de mais. E depois que peguei o segundo, desisti da série. Mas não se desanime, pois depois de insistirem pra eu continuar, o final do livro é foda e do terceiro pra frente é perfeito. Gosto da escrita do autor, mas como você falou, dá para perceber a fórmula por trás de sua trama. Acho uma série válida de ser lida.

    ResponderExcluir