Resenha (070): Os 13 porquês

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Resenha (070): Os 13 porquês


Titulo: Os 13 Porquês
Autor: Jay Ascher
Ano: 2009

N° Páginas: 256
Gênero: Literatura Juvenil

Sinopse:
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto então ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás.

Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar e que Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento. 

Talvez vocês saibam reconhecer quando um livro vai ser bom só pela capa dele. Mente quem diz que nunca julgou um livro pela capa, eu julgo - e muito, e dificilmente erro. Mas vamos falar desse livro, sinceramente? 

Eu achei incrível, tanto pela narrativa, quanto pelas explicações do autor sobre ele. Um livro simples, poucas paginas, letras grandes e uma capa chamativa. Perfeito. Mas vamos a resenha. Vamos falar de um suicídio. Hannah Baker havia ido embora de sua cidade para uma nova onde mara Clay Jesen, nosso narrador. Nesta cidade pacata, onde todos sabem tudo de todo mundo, um boato pode acabar com a reputação de qualquer um, e quem não acredita em boatos quando todo mundo acredita? Essa historia começa com uma pequena lista que define quem tem a melhor bunda e quem não tem - HAHAHA - coisas de ensino médio, mas, enfim, quando se começa com algo é necessário que se preocupe com as consequências que isso pode gerar, que como diz no próprio livro: - Transforma-se em uma bola de neve, que só vai aumentando. 

Enquanto Hanah narra o livro de sua morte em 7 fitas cassetes que irão passar por 13 pessoas que estão a lista de evolvidos com sua morte, Clay faz também parte dessa lista e a caixa a qual contem as fitas passa de casa em casa a que todos possam saber dessa historia.
E dessa vez é Clay que as obtêm.  Perambulando pela cidade com um mapa na mão que também faz parte de trajetória de Hannah, Clay vai entender sua historia, seus motivos e entender o porquê aconteceu a desistência de vida. No meio dessas fitas ele sabe cada acontecimento e imaginava se de algum jeito era capaz de mudar isso. Em uma festa em que estavam todos os envolvidos a situação tornou-se então insustentável cada vez mais, trazendo cada dia mais a ideia de suicidar-se, mesmo que todos saibam que este é um erro sem volta. Clay escuta todas as fitas, entende a ligação que cada pessoa tem nessa historia, tendo sentido em tudo que o ele escuta, em cada palavra. Mas ele se culpa por não poder ajudar, mesmo sabendo que não era sua culpa, que tudo havia conspirado pra que acontecesse. 

Então digo isso pessoal, leia esse livro ele realmente vale a pena, principalmente por ser um assunto tabu, e assuntos tabus sempre soam mais interessantes. Digo isso porque alem do assunto, o suspense te prende e você quer "devorar" o livro logo do inicio ao fim. A única coisa "ruim" por assim dizer é que você tem que ficar se lembrando que não tem volta pra Hannah, fica esperando que ela apareça e desembaralhe essa historia, mas isso não vai acontecer.Ele é ótimo, indico mil vezes se possível, ainda mais pelas dicas no final. Nunca sabemos pelo que - e no que - as pessoas estão pensando e passando.

3 comentários:

  1. Era um livro que queria muito ler, por causa do titulo. Depois não quis mais pelo assunto, não sei. Mas enfim, depois voltei a querer ler novamente só pra saber o motivo. Só que agora estou mais curiosa pelo entusiasmo da resenha!

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente acho que vale a pena, gostei muito do livro e recomendo demais ele.

    ResponderExcluir
  3. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabens por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog
    cristão que fala de diversos assuntos,
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir