Resenha (059) - Coraline

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Resenha (059) - Coraline


Título: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco
Ano: 2003
Páginas: 160


Olá pessoal, hoje a resenha vai ser de um livro que foi minha segunda experiencia com o autor Neil Gaiman. Coraline foi recomendado pelo amigo Thyeri Bione, do nosso blog parceiro Restaurante da Mente.

O livro conta a estória de Coraline, que é uma jovem garota que acaba de se mudar junto de sua família para um antigo prédio. Em uma de suas aventuras pela vizinhança ela acaba conhecendo seus vizinhos um tanto quanto excêntricos, duas velhinhas atrizes aposentadas e um velho maluco que insiste em chama-la de Caroline, irritando a menina.

Em um momento Coraline descobre uma pequena porta em sua nova casa, tal porta que não daria em lugar nenhum acaba levando a menina para uma versão bizarra de seu apartamento, onde os quadros na parede se modificaram e o céu possui uma cor vibrante. Nesse ambiente vivem duas criaturas que dizem ser os "outros pais" da menina. Tais criaturas possuiam a mesma aparencia dos verdadeiros pais da menina, no entanto no lugar de olhos possuíam botões negros.




O outro mundo é mais atraente para Coraline, onde seus outros pais fazem tudo para agrada-la, a comida é mais saborosa, os brinquedos são mais divertidos, no entanto quando Coraline resolve voltar para sua verdadeira família percebe que isso não é mais possível, e também percebe que aquela que se diz sua outra mãe está por traz disso. Coraline terá que contar com sua inteligencia além de receber alguma ajuda para derrotar seus inimigos e voltar para sua antiga vida.

Posso dizer que minha segunda experiencia com o autor me decepcionou um pouco, apesar de ter gostado do livro não chegou aos pés de O Oceano no Fim do Caminho. Apesar de poucas páginas achei a leitura um pouco demorada, a estória é bastante interessante, mas acaba se prolongando em alguns pontos.

Acredito que Coraline possa ser descrito como uma versão bizarra de Alice no País das Maravilhas, e pelo que li até agora penso no autor como o Tim Burton das artes literárias (me corrijam se eu estiver errado). O que mais gostei no livro foram as bizarrices do outro mundo, acabaram tornando a leitura bastante imprevisível e também original.

Apesar de tudo o livro não chegou a me prender, precisei ler com bastante intervalos, e isso me fez acabar esquecendo de alguns pontos importantes e adiantando a leitura, no entanto consegui capturar a alma da estória.

Não tive oportunidade de ver a animação baseada no livro, mas já me programei para assistir em breve. Recomendo essa leitura para todos que gostam de uma estória com um aspecto mais sombrio e bizarro, e para todos os fãs do autor, e em especial para fãs do Tim Burton que queiram se aventurar no mundo dos livros. Coraline é uma estória infantil contada de um modo bizarro e sombrio que apesar de possuir apenas cento e poucas páginas carrega uma legião de admiradores.

"-Gatos não tem nomes - disse.
-Não? - perguntou Coraline
-Não - respondeu o gato. - Agora, vocês pessoas tem nomes. Isso é porque voces nao sabem quem voces são. Nós sabemos quem somos, portanto não precisamos de nomes,"



2 comentários:

  1. Que pena que não gostou muito. Mas foi injustiça com o livro querer compará-lo ao Oceano no fim do caminho (ah, o oceano... *suspiro*). Mesmo assim é um bom livro. Pegue mais livros do autor que ele é sensacional.

    ResponderExcluir
  2. Olá Thyeri, acredito que se tivesse lido o Coraline antes do Oceano minha impressão teria sido diferente hehe, mas gostei, o problema é que o único tempo que tive para ler foi no ônibus, e uma leitura com muitas interrupções no final acaba não sendo tão prazerosa hehe!

    ResponderExcluir