Resenha (055) - Frankenstein

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Resenha (055) - Frankenstein


Título: Frankenstein
Autora: Mary Shelley
Editora: Penguin Classics
Ano: 2002
Páginas: 352



Hiya again! Hoje venho falar de um livro que li para a cadeira de Leituras Orientadas I. Foi uma experiência extremamente gratificante e, digamos, surpreendente em muitos aspectos. Primeiramente por ter lido essa edição, que apesar de ser em inglês não se torna um grande desafio, é bem, diria, tranquilo. Segundo por ter desmistificado algumas coisas sobre o romance, coisas essas que irei comentar durante essa resenha. Bem, vamos ao que interessa: Frankenstein.



Frankenstein é um romance da escritora britânica Mary Shelley. É considerado uma história de horror gótico, a qual foi escrita no verão de 1816, quando a autora contava 19 aninhos. Foi publicado em 1818, embora a versão definitiva seja considerada a versão de 1831 (3ª ed).

O romance foi concebido durante uma viagem de Mary (Godwin, naquela época), Percy Shelley, seu filho e Claire Clairmont para visitar o poeta Lord Byron em Genebra. O grupo chegou em Genebra em 14 de maio de 1816, onde Mary passou a se chamar de "Sra. Shelley". Byron juntou-se a eles em 25 de Maio com seu jovem médico, John William Polidori, e alugou a Villa Diodati, perto do Lago de Genebra na vila de Cologny. Passaram seu tempo escrevendo, com passeios de barco no lago, e conversando até tarde da noite.

Sentados em torno de uma fogueira na Villa de Byron, os companheiros também se divertiam lendo histórias alemãs de fantasmas, fazendo com que Byron sugerisse que cada um escrevesse o seu próprio conto sobrenatural. Pouco depois Mary Shelley concebeu a idéia de Frankenstein, história que ganhou o concurso proposto por Byron, mesmo competindo contra dois gênios da Literatura (o próprio Byron e seu marido Percy):
Eu vi o pálido estudante de artes profanas ajoelhado ao lado da coisa que ele tinha reunido. Eu vi o fantasma hediondo de um homem estendido e, em seguida, através do funcionamento de alguma força, mostrar sinais de vida, e se mexer com um espasmo vital. Terrível, extremamente assustador seria o efeito de qualquer esforço humano na simulação do estupendo mecanismo de Criador do mundo.

Através de cartas à sua irmã, o capitão Robert Walton descreve sua obcecada tentativa de alcançar o Pólo Norte, bem como seu encontro com Victor Frankenstein. Assim, dá-se o relato do jovem cientista Frankenstein, que conta para Walton a história de como ele criou e abandonou um monstro, feito de pedaços de cadáveres, buscando dissuadir Robert de sua ideia de obsessão. (leia um trecho dessa edição)

  

(Edição inglesa de Frankenstein publicada pela Colburn and Bentley em 1831.
Gravura feita por Theodor von Holst)


O livro é, definitivamente, um must-read. Constrói com excelência um personagem que atravessa os séculos, tão horripilante e bizarro hoje quanto quando foi concebido. Um personagem parte do imaginário popular. Enfim, um clássico com todas as letras. Segundo Ítalo Calvino, "os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos". Essa é uma definição muito precisa de Frankenstein, uma obra que achamos saber tudo sobre, e que, na verdade, se mostra inédita. Ou por acaso você acredita que o "demônio" criado pelo cientista se chama Frankenstein? Você acha que é uma criatura verde com parafusos na cabeça? Melhor dar uma lidinha nessa masterpiece de Mary Shelley e se deixar surpreender.


TRANSMÍDIA

FILMES: 






Frankenstein é um filme de 1910 do genêro terror mudo baseado no livro Frankenstein de Mary Shelley. Foi a primeira versão para os cinemas do Frankenstein. Preferi não tratar sobre a versão de 1931 de James Whale pois não é baseado no livro e sim em uma peça de Peggy Webling, a qual adaptou o texto de Shelley.












Mary Shelley's Frankenstein, também conhecido como Frankenstein é um filme de 1994, dirigido por Kenneth Branagh, tendo no elenco o próprio Branagh, Robert de Niro, Tom Hulce, Helena Bonham Carter, Aidan Quinn, entre outros.










Gothic é um filme de horror viajão de 1986, dirigido por Ken Russel. É uma visão ficcional sobre a história da concepção do romance Frankenstein, na visita de Mary e Percy ao Lord Byron. Vale a pena!











JOGO: Entre adaptações temos Mary Shelley's Frankenstein, o qual é um jogo de vídeo game para múltiplas plataformas baseado no filme de 1994. A intro abaixo é da versão para Super Nintendo!




Frankenstein abre margem para inúmeras revisitas, adaptações e interpretações. É uma obra que nunca se acaba e que merece, definitivamente, um lugar na estante. Confira o texto completo em inglês. Até a próxima! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário