Resenha (033) - O Círculo de Pedra

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Resenha (033) - O Círculo de Pedra

Titulo: O Círculo de Pedra
Autor: R. Costac
Editora: Novo Século
Ano: 2012
Gênero: Fantasia
Nº de páginas: 600

Olá pessoal, aqui estou eu para falar do livro O Círculo de Pedra, de nosso autor parceiro Ricardo Costa. Já vou adiantar que mesmo antes de criar o blog já possuía grande interesse nesse livro, e a euforia foi grande quando recebi a resposta do pedido de parceria. Bom, mas chega disso e vamos a resenha.

O ano é 1932, a estória começa narrando a o momento em que os cinco jovens recebem um envelope pardo, que contém a tão insperada carta de admissão para a escola internacional do Atlântico, onde ficarão internos por oito anos, mas após se formarem terão seu futuro garantido em qualquer área de atuação. 

O primeiro jovem apresentado é Daniel Crowley, um garoto inglês, filho de John Crowley, um respeitado oficial da Real Marinha Inglês, e que já passou pela escola do Atlântico. Logo após Daniel receber sua carta, sua irmã mais nova Margaret recebe sua carta de admissão também.

Logo após somos apresentados ao jovem Rafael Fab, que vive no Rio de Janeiro. Diferente dos outros, Rafael possui uma família pobre, e além de estudar trabalha em uma pequena oficina como chaveiro, e procura ajudar sua família com o pouco dinheiro que recebe. Rafael via na escola do Atlântico uma maneira de poder ajudar sua família financeiramente.

Chester Thompson é um jovem americano, que passou toda sua vida morando em ranchos dos tios, após seus pais terem morrido por causa de um tornado, quando ele tinha apenas cinco anos. Chester é apaixonado por cavalos, e possui um dom especial para tratá-los.

O último jovem apresentado é o francês Marc Fournier, um jovem músico de ouvido apuradíssimo, que diziam ter o dom do ouvido absoluto, onde ele conseguia identificar a nota de qualquer som. Seus pais não entendiam porque ele iria interromper uma carreira tão promissora para estudar em uma escola tão rígida, mas Marc não havia pensado em desistir de sua carreira, e apesar de não poder levar seu piano, ele levaria uma flauta transversal, que o acompanharia nessa nova jornada.

Finalmente chega o dia marcado para a partida, os alunos são levados de navio até a Ilha da Coroa que fica no Brasil. No caminho os cinco jovens acabam se conhecendo e tornando-se amigos, e mais tarde ao desembarcarem, descobrem que também serão colegas de quarto. No momento em que eles estão chegando na ilha percebem um estranho fenômeno que só acontece ali. A água em volta da ilha é muito agitada, a explicação dada para isso é algum tipo de magnetismo, embora nada tenha sido provado.

Os garotos ficam impressionados de como é rígida a segurança na escola, a ponto de haver monitores o tempo inteiro em toda parte, inclusive a noite. Além de tudo, a ilha onde a escola se encontra é rodeada por uma floresta, onde é proibida a entrada de qualquer aluno sem estar acompanhado de um professor, com direito a expulsão.

Com o tempo os jovens acabam ficando cada vez mais intrigados com a ilha, e acabam achando que existe algo grande que eles precisam descobrir. Inicialmente todos estão de acordo de investigar o que acontece na ilha, menos Rafael, pois tem medo do que possa vir a acontecer com sua estadia na escola, mas com o tempo ele logo se junta ao restante do grupo na busca. Eles acabam descobrindo algumas pistas que podem levar a conclusão do mistério, como a presença de uma sala trancada que aparentemente está vazia, e um livro, que o diretor Helmut lê todos os dias após se trancar em uma sala na biblioteca. Os garotos acabam descobrindo que essa é apenas a ponta do Iceberg, e quando percebem já estão envolvidos até o pescoço nesse grande mistério. Mas paramos por aqui, pois quem sou eu para revelar para vocês o restante da estória!

A primeira frase da contracapa do livro já demonstra o que podemos esperar. Você seria capaz de guardar o maior segredo de todos os tempos? Realmente o grande mistério do que esperar desse livro estava na minha cabeça por um bom tempo, pois sua sinopse não indica nada do que possa vir a acontecer.

Confesso que demorei um pouco para ler esse livro, suas seiscentas páginas demoraram cerca de três semanas para serem completamente foleadas. O inicio do livro é um pouco monótono, demorei bastante para terminar a primeira parte, mas logo que folheei a página número 193 e comecei a ler a segunda parte do livro tudo mudou.

Logo ao abrir as primeiras páginas do livro me deparo com a seguinte frase: "Amigo Garibaldi, bem vindo ao meu mundo", não pude perceber diretamente o que o autor quis dizer com essa frase, mas com o tempo descobri, e realmente me senti em um novo mundo. Me impressionei muito com o mundo criado, podendo comparar até mesmo com outros consagrados mundos, como Nárnia de C.S. Lewis, mas não irei falar dele para não estragar o segredo.

Até a metade do livro estava o classificando como Juvenil, mas depois de determinados acontecimentos não consegui o encaixar totalmente nessa categoria. Ele tem o começo um pouco monótono para uma literatura fantástica,  mas do meio em diante pode ser bem classificado como uma.

Bom pessoal, recomendo esse livro para todos os amantes da literatura fantástica e para quem também gosta de um grande mistério. Não consegui deixar de comparar com As Crônicas de Nárnia no modo como é narrado e escrito a estória, e posso dizer que os dois livros não tem nada a perder um para o outro. Autores como R. Costac me fazem perceber que a literatura fantástica no Brasil está crescendo e ganhando cada vez mais qualidade, podendo competir com grandes autores do restante do mundo, somente o que está faltando é a popularidade.

Bom pessoal, ficamos por aqui, espero que tenham gostado da resenha tanto quanto eu gostei de ler o livro, e que tenha surgido o interesse na leitura. Comentem, sigam e curtam, e até a próxima. Boa Leitura!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário