Parceria: Autor Rondinelli Fortalesa

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Parceria: Autor Rondinelli Fortalesa

Olá pessoal, hoje venho anunciar a parceria com o Rondinelli Fortalesa, autor do livro "Oldar".
Conheci o livro através do Skoob e me interessei bastante, resolvi manter contato com o autor, que por sinal respondeu rapidamente e foi muito atencioso.











Sinopse - Oldar - Da Guerra da Traição - Rondinelli Fortalesa Borges

Oldar é um planeta muito antigo, ainda em seu início, quando o universo era imenso e inexplorado. Os povos começavam a conhecer uns aos outros e tinham seus primeiros conflitos motivados por paixões humanas e até sobrenaturais. A primeira narrativa de Oldar inicia-se no país do continente Oeste conhecido como Edammael, onde vivem os dans. O governo fora estabelecido no início dos tempos como reinado, no qual um homem governa sozinho o destino do povo. Houve também um reinado duplo, em que Dormom e Gormom, irmãos gêmeos que se amavam muito, reinaram em paz. Nem tudo o que é bom dura para sempre e um dia a ganância por poder levou a uma traição que dividiu o reino de Edammael em dois. O reino do norte, sob o comando de Dormom envolveu-se com magia das trevas e criou monstros para derrotar o seu adversário. O reino do sul, sob o comando de Gormom aprendeu sobre um outro tipo de magia e, usando o cajado de poder e outras armas sagradas, lutaram na primeira Guerra do continente Oeste, que ficou conhecida como a Guerra da Traição. Oldar é a primeira história da Trilogia que serve como introdução ao universo em que um guerreiro chamado Telfem viajará por todos os planetas com seres viventes usando espelhos mágicos.



Após a proposta de parceria foi feita uma entrevista com o autor, a deixarei abaixo.


Entrevista com Rondinelli Fortalesa

1. Um breve relato a respeito de quem é Rondinelli Fortalesa Borges.
Morei em vários estados incluindo Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e voltei pra
Goiás, conheci muitas pessoas e acredito que deixei um pouco de mim com cada uma, mas
com certeza muito delas veio junto comigo, mesmo algumas pessoas que nunca mais cheguei a
conversar novamente.
Essa experiência de vida me ajudou bastante a enriquecer Oldar, tanto que de um livro para o outro
– quando forem publicados – demonstração para os leitores o quanto mudei com esses histórias
que vivi. Trabalho demais, tanto que em alguns momentos parece que vivo só pra isso, mas tem
horas que é assim mesmo trabalhar e estudar pra conquistar alguma coisa.
Quando percebo que a vida se tornou só trabalho e rotina estafante, eu acordo e parto pra uma
nova jornada que provavelmente vai me enriquecer ainda mais, assim sou eu, um eterno viajante
em busca do tesouro que posso ou não encontrar.

2. Conte-nos sobre como resolveu tornar-se escritor e com que idade isso aconteceu.
Desde pequeno fui de inventar muitas histórias, anotava muitas delas, mas perdia tudo nas minhas
bagunças e coisas de criança. Eu tagarelava muito, mas muito mesmo, chegava a incomodar as
pessoas porque parecia que existia um gerador de palavras na minha boca. Um dia uma psicóloga
sugeriu que eu escrevesse ao invés de ficar falando e assim, por volta dos nove anos de idade
comecei a tentar escrever um livro. A coisa começou a tomar corpo mesmo quando eu tinha
quatorze anos, quando minha professora de literatura do ensino médio nos incentivou a escrever
um livro de contos.

3. Como foi o início? Recebeu o apoio das pessoas nesta empreitada?
Antigamente era muito difícil ter acesso as editoras, pois a impressão digital ainda andava de
gatinhas quando eu comecei a tentar publicar, contudo o mercado editorial evoluiu bastante e
depois de alguns anos encontrei a editora Dracaena que tornou viável a publicação da trilogia Oldar.
Minha família, em especial minha mãe, me apoiaram bastante nisso, na verdade minha mãe pagou
quase todas as parcelas da minha colaboração como autor na editora. Ela ainda tem uma visão
capitalista da coisa, mas acredito que um dia esse retorno financeiro esperado por ela possa vir.

4. Qual foi a sensação de ter o primeiro livro publicado?
Foi a melhor sensação da minha vida, de verdade, nunca senti uma felicidade tão grande quanto
quando vi a capa do livro pela primeira vez e depois o vi disponível nas livrarias virtuais, foi como
se um portal mágico tivesse aberto e de lá jorrasse cascatas de alegria em cima de mim. Fiquei
radiante.

5. Onde você busca inspiração para escrever? Existe algum momento ou lugar em que você se sinta
mais apto a deixar a criatividade fluir?
Com uma boa xícara de café quente – adoro aquele cheiro e pra ler escrever – qualquer lugar é
apto a ser o cenário para deixar a criação solta na minha cabeça. Algumas vezes, em especial no
começo de uma nova história, gosto de usar um caderno comum e caneta azul para escrever, então
digito esses rascunhos e procuro ler e reescrever várias vezes, refazendo toda história na cabeça.
Muitas vezes surgem ideias quando estou viajando, geralmente de ônibus, eu cochilo e acordo com
alguma sugestão nova em mente.

6. Encontrou alguma dificuldade ao escrever uma série de livros de fantasia? Se sim, poderia dizer
quais?
Para mim a maior dificuldade foi a continuidade dos personagens, pois no primeiro livro são muitos
e alguns deles fizeram coisas que interferem nos outros livros, além disso fica sempre aquela
sensação de ter esquecido de alguém. Eu temia que em algum momento eu narrasse uma viagem
ou luta com um grupo de pessoas e em um dado momento um dos integrantes sorrateiramente
desaparecesse da história sem uma explicação, sem morrer, sem ir pra lugar nenhum, apenas ser
deixado de lado. Para facilitar eu fiz uma lista de personagens do livro com genealogia e sempre
que foi escrever uma cena procuro deixar anotado quem está lá e ir acompanhando isso e quando
concluo a cena apago a lista temporária.
Outra dificuldade em fantasia é escrever algo que ainda não tenha sido feito, surpreender de
verdade quem está lendo para que não pareça uma reescrita de outra história ou apenas mais uma
coisa sem sentido. A história precisa ser mágica, mas precisa que tenha um fundamento para sua
existência, para seu modo de ser e de funcionar. Não pode ter alguém que só faz o mal e o outro
que só faz o bem de maneira maniqueísta e apenas por ser um espírito mal, não gosto disso, prefiro
personagens com motivação.

7. Quais são suas influências literárias?
Tolkeniano de paixão, acredito que muitas coisas nas minhas histórias surgiram em razão de ter
lido Silmarillion e os Contos Inacabados. Aprendi um pouco a fugir do comum e criar um mistério
sutil com revelação gradativa e incomum com Asimov. A questão religiosa e espiritual do livro vem
em parte de Tolkien e em parte de Lewis. Saramago também tem sua cota em minha imaginação,
sempre que preciso criar uma situação estranha e envolver os personagens nela lembro das obras
dele em especial Ensaio sobre a cegueira e O homem duplicado.

8. Quais são seus autores favoritos? E livros?
Bom, vou citar os autores e respectivos livros em ordem crescente de importância para mim:
Lewis: As crônicas de Nárnia; Adams: O Guia do Mochileiro das Galáxias; Rowling: Harry Potter;
Saramago: Ensaio sobre a Lucidez, Ensaio sobre a Cegueira, O Homem Duplicado; Asimov: O Fim
da Eternidade, Os Próprios Deuses; Tolkien: O Hobbit, O Senhor dos Anéis, Contos incacabados,
Silmarillion.

9. Voltando ao livro, conte um pouco aos leitores a respeito de Oldar.
Um dia o Grande Espírito Ádalo criou a vida esse foi um dia muito ocupado para ele e seus
colaboradores. No começo de tudo houve um único lugar onde a vida física existia e era
em Oldar, um lugar onde a magia começou tímida, mas com o tempo tornou-se presente e
importante na vida das pessoas. A trilogia em si é focada na história da vida, contudo existe
um objetivo principal nisso tudo que é revelar como nasceu o personagem Telfem que após
o fim de Oldar continuará sua jornada em outros lugares.
No livro Guerra da traição temos uma situação delicada que envolve a família de Dormom
e Gormom, mas como reis importantes isso traz consequências para os países deles e os
vizinhos em batalhas com homens, monstros e dragões. Podemos dizer que mais do que uma
guerra entre homens, essa é uma guerra entre deuses onde os homens derramam seu sangue
enquanto os deuses assistem ao jogo.
No livro Durilim temos um mistério a ser resolvido, o restante do mundo é explorado e
visitado e com isso um pouco mais da história antiga de Oldar é revelada e algumas coisas
que eles tinham como a verdade passam a ser questionadas.
No livro Telfem ocorre uma grande catástrofe mundial e nesse processo o mundo fica a
beira da destruição completa. Uma intervenção divina será necessária, embora isso talvez
não seja a melhor solução.

"Muito obrigado pela oportunidade de falar um pouco sobre mim e sobre Oldar. Cuidado, pois um
universo cheio de magia e criaturas poderosas está para explodir bem debaixo de seus dedos, basta
você permitir que eles a escrevam."

Bom pessoal, não sei de vocês, mas eu fiquei com muita vontade de conhecer a Estória do mundo de Oldar, agradeço ao autor por nos oferecer essa oportunidade de parceria, e para terminar deixo os contatos abaixo, obrigado e boa leitura a todos!!

Site do livro: http://telfem.net/
Página do livro no skoob: http://www.skoob.com.br/livro/115173


Um comentário:

  1. Nunca ouvi falar deste autor, mas depois de ter lido a entrevista e a sinopse de Oldar, me parece ser bem promissor - a estória me parece ser uma trama bem sólida e arquitetada que vale a pena ser lida.


    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir