Resenha (009) - Jogos Vorazes III - A Esperança

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Resenha (009) - Jogos Vorazes III - A Esperança



Titulo: Jogos Vorazes III - A Esperança

Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Gênero: Fantasia Juvenil
Ano de lançamento: 2012
Nº de páginas: 420


***SPOILER***
Se você não leu os livros anteriores da saga melhor não ler essa resenha.


Katniss conseguiu escapar de mais uma edição dos jogos, dessa vez destruindo completamente a arena. Quando recupera a consciência, ela está dentro de um aerodeslizador que está indo para nada menos que o distrito 13, que se encontra vivo embaixo dos destroços.

Ela acorda com Gale ao seu lado, e recebe uma noticia que a deixa estarrecida, o distrito 12 foi pulverizado e os sobreviventes foram levados ao 13, embora sua mãe e Prim tenham se salvado muita gente morreu nesse ataque.

Além de Katniss, Finnick e Beete foram pegos pelo mesmo aerodeslizador, mas Johanna e Peeta não tiveram o mesmo destino, ficaram presos nas mãos da capital, que os torturam e fazem Peeta aparecer regularmente em transmissões para todos os distritos,.

Katniss agora é o tordo, símbolo dos rebeldes do distrito 13 e luta junto deles para tomar o poder da capital e salvar o restante de seus amigos. Embora seu principal papel seja apenas inspirar e dar esperança para os rebeldes.

Gale demonstra muito mais presença nesse livro, pois ao lado dele e de Finnick Katniss faz algumas gravações de “prontopops”, que são transmitidos para o povo da capital.
Em uma missão de resgate, os rebeldes conseguem trazer de volta Johanna, Annie, que finalmente faz Finnick sorrir novamente e Peeta. Finalmente Katniss pode ver Peeta e os dois poderão ter um caloroso reencontro, ou não.

Esse ultimo livro simplesmente superou todas minha expectativas da série, apesar de muita gente não ter gostado eu achei impressionante a forma como Suzanne Collins conseguiu amadurecer uma história juvenil e tratar sobre um tema bastante polêmico como a guerra.

Realmente me emocionei em várias partes do livro, o que aconteceram poucas vezes nos outros livros. Em alguns momentos cheguei a parar de ler e pensar “o que acabei de ler”, pois era algo tão surpreendente que acontecia sem mais nem menos.

O poder de confundir nossa mente apresentando inicialmente uma história leve e finalizando com um toque de crueldade deixou essa série especial.  Realmente as mortes desse livro mexeram com minhas emoções, quando determinado personagem teve sua morte de maneira muito rápida tive que ler várias vezes até acreditar no que havia acontecido.

Novamente esse livro demonstra uma grande crítica aos tempos atuais, onde nação luta contra nação apenas pela posse de poder, e não importando o lado que você está, ele nunca estará completamente certo e você sempre será usado e abusado pelo sistema.

O final, se é que pode se dizer feliz não é realmente o que todos esperavam, mas realmente condiz com o rumo que a série estava tendo. No contexto final fiquei bastante sentido com a morte de alguns personagens, e em determinado momento das ultimas páginas fiquei bastante decepcionado com o que estava acontecendo, mas logo tudo mudou e Suzanne Collins conseguiu terminar essa saga com chave de ouro. Boa leitura a todos, e mais que recomendo essa saga. Boa leitura!

Um comentário:

  1. Ah, estou com medo de ler a resenha e descobrir alguns spoilers do livro (sei que vou)... Estou lendo ele atualmente. Assim que terminar, estarei comentando sobre sua resenha :P Abraços

    http://1critic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir