Resenha (001) - Jogos Vorazes

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Resenha (001) - Jogos Vorazes


Titulo: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Gênero: Fantasia Juvenil
Ano de lançamento: 2012
Nº de páginas: 400


A história deste livro não me chamou muita atenção a princípio, mas após o lançamento do trailer do filme e o grande alvoroço sobre ele na web, resolvi procurar mais sobre a história e ler o livro antes de olhar o filme, para evitar certos arrependimentos que aconteceram com outros títulos.

O continente de Panem está no lugar do que hoje em dia conhecemos como América do norte.  Panem é formada por 12 distritos, os destroços do distrito 13 (que foi dizimado) e pela capital, que comanda as atividades de todos os outros distritos.

A Capital aplica um governo autoritário, onde todos os distritos são subordinados a ela. Cada distrito produz uma matéria especifica que é usufruída pela Capital. Para deixar bem claro sua supremacia, todos os anos a Capital promove os chamados jogos vorazes, onde um garoto e uma garota de cada distrito, com idade entre 12 e 18 anos são sorteados para lutar em uma arena, e os jogos só acabam quando resta apenas um sobrevivente.
Katniss Everdeen é uma garota de dezesseis anos do Distrito 12 (que é o que produz o carvão), sua família é constituída por Prim, sua irmãzinha de apenas 12 anos e sua mãe. Seu pai foi morto enquanto trabalhava nas minas e após isso sua mãe entrou em uma grande depressão que a deixou incapacitada de trabalhar, passando a Katniss o dever de sustentar a família.
Diferente da maioria das pessoas de seu distrito (onde é proibido o uso de armas), Katniss aprendeu a usar arco e flechas com seu pai, e acompanhada por seu amigo Gale, diariamente atravessa as a cerca abandonada de seu distrito para caçar e depois vender para os habitantes de seu distrito, garantindo o sustento de suas famílias, apesar de tudo isso ser considerado ilegal pela capital.
O livro inicia com Katniss indo para uma caçada normal com Gale, mas o dia não era comum, pois era dia da seleção para o 74º jogos vorazes, toda a população do distrito 12 está apreensiva. Em troca de um tipo de cesta básica, seus nomes aparecem mais vezes no sorteio.
O primeiro nome da lista dos sorteados é dito como uma flecha acertando o peito de Katniss, Primrose Everdeen, sua pequena irmãzinha indefesa que tinha seu nome em apenas um papel. Sabendo que Prim não teria chance alguma de sobreviver aos jogos, e sendo a pessoa responsável por ela, Katniss se submete a ser voluntaria e ir para os jogos no seu lugar.
O outro tributo escolhido é Peeta  Mellark, filho do padeiro. Após a seleção, os tributos são enviados para a capital onde passam por uma série de cerimônias até o dia em que irão para a arena se enfrentar, onde finalmente a ação realmente começa.

Confesso que demorei um bom tempo para realmente gostar de ler esse livro, do início até a entrada dos tributos na arena ele é um pouco parado e não possui muita ação, mas após isso a visão que tive mudou, pois é realmente onde a ação da história está contida.
A visão de livros em que a protagonista é uma garota frágil e apaixonada é totalmente diferente de Katniss, podemos realmente sentir a força da garota em vários momentos da historia, podemos sentir que por baixo de toda a armadura ela possui um coração. A visão da personagem de como é a situação na arena e de como é ser controlada enquanto tudo é mostrado em televisores para as pessoas nos distritos, que são obrigadas a olharem, nos transmite a sensação de quanto somos controlados mesmo inconscientemente pelo sistema.
Apesar da história não ter me chamado atenção no principio acabei me apaixonando pelos personagens e me emocionando em vários momentos. O enredo é recheado de ação e emoção, no entanto em alguns momentos é previsível, mas sem perder seu mérito. Demorei um pouco para ler as primeiras 100 páginas, mas adiante não consegui largar o livro até terminar. Recomendo a todos que gostam de uma boa historia que misture fantasia com a realidade do mundo atual e de um romance sem perder a ação. Boa leitura!!

3 comentários:

  1. Eu também demorei a dar atenção para esse livro, mas depois de tanto falarem, eu tinha que conferir; infelizmente eu fui com tanta expectativa, que acabei me decepcionando. A história não é ruim, mas não me mostrou nada de novo em relação à outros livros com temática distópica que eu havia lido. E o fato dele ser narrado em primeira pessoa não me agradou tanto, pois achei que limitou a autora em certos pontos. Mas não tiro crédito da história, e acho um bom ponto de partida para a temática proposta pela autora.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por comentar, tive essa mesma sensação quando terminei o primeiro livro, uma narração limitada mesmo, mas pude sentir o amadurecimento conforme o avanço dos livros. O segundo livro tem esse mesmo padrão inicial, mas é menos previsível que o primeiro, já o terceiro muda totalmente o rumo juvenil da série. Se não leu os outros ainda recomendo!!
      Abraço

      Excluir
    2. Já terminei a série, e também achei que os livros foram melhorando muito.

      Excluir